Dicas de Saúde: Sono

Image 01

Tanto os adultos quanto as crianças, necessitam de um boa noite de sono. Nos adultos, dormir bem evita complicações como pressão alta , obesidade, sonolência diurna, estresse. Já nas crianças, o ronco e a respiração bucal são sinais de obstrução das vias aéreas. Essa má qualidade de sono nas crianças, pode causar problemas sérios como mau aproveitamento escolar, irritabilidade, agitação e alteração do crescimento de arcada dentária e facial.

Uma boa noite de sono é indispensável para a saúde. Dormir mal não é normal, procure tratamento. Devemos dormir bem para viver melhor!!!

Apnéia do sono é uma pausa respiratória de 10 segundos ou mais durante o sono, geralmente finalizada por um despertar causado por uma defesa do organismo frente a uma queda da oxigenação da hemoglobina.

Sintomas: Ronco, sonolência excessiva diurna, prejuízo na concentração e memória, alterações do humor como irritabilidade, depressão e ansiedade.

Diagnóstico: Deve ser feito por um especialista através de exame físico geral, avaliação da anatomia facial e da faringe (geralmente através da nasofibrolaringoscopia), e o teste de polissonografia, onde o paciente passa uma noite monitorado para avaliação do sono.

Tratamento: Deve ser individualizado para cada paciente, incluindo higiene do sono, aparelhos intra orais, CPAP (aparelhos com pressão positiva em via aérea superior), ou cirurgias variadas, dependendo do caso e da gravidade do quadro de cada paciente.

Pesquisadores canadenses da Universidade de Calgary afirmam que apesar das bebidas alcoólicas contribuírem para a pessoa adormecer, quem bebe antes de dormir se desperta muitas vezes durante a noite, acorda mais cedo que o usual e por vezes, não atinge os estágios mais profundos do sono.

Bebidas alcoólicas antes de dormir atrapalham o sono.

O estudo foi feito com 63 alcoólatras em recuperação. Mesmo depois de abstêmios, os viciados não possuem um sono tranqüilo, mais da metade deles têm distúrbios do sono, como insônias, pesadelos e sonilóquios.

Nas pessoas sem vícios, esses índices não passam de 10% a 15% em todas as faixas etárias. Os pesquisadores alertam para que não se leve mais a sério o mito popular de que tomar uma dose de bebida alcoólica antes de se deitar contribui para o sono.

Outro alerta é que muitas vezes, as pessoas com insônia, adquirem o hábito de beber antes de dormir e desenvolvem o alcoolismo. O estudo foi publicado na revista científica Alcoholism: Clinical & Experimental Research.

Dra. Bruna Machado
www.alphasono.com.br



"O Teste da Orelhinha"

É um método de registro das emissões otoacústicas (EOAs), um exame rápido, onde uma sonda (contendo gerador de estímulos sonoros e um microfone) é posicionada na entrada da orelha, no conduto auditivo externo. O estímulo sonoro, percorre a região do ouvido interno, e estando normal, emitirá um “eco” em sentido retrógrado, o qual será captado pelo microfone no conduto auditivo externo. A melhor indicação de ser feito o exame é nos neonatos ou até os 6 meses de idade, por estarem menos expostos a interferências como infecções da orelha média. Quanto mais precoce for detectada alguma deficiência, maiores são as chances de se conseguir recuperar a audição. A demora no diagnóstico pode acarretar a deficiência no desenvolvimento da fala numa fase extremamente importante, que são os dois primeiros anos de vida, acarretando dificuldades para desenvolver comportamentos adequados para uma integração social. Quando um bebê é reprovado, faz-se o encaminhamento para um médico especialista em audição (Otorrinolaringologista), para intervenção e terapia.

Rinite

Estima-se que a RINITE afete um terço da população mundial. Ela não é uma doença grave, mas pode interferir na capacidade funcional tanto de adultos (vida profissional) quanto nas crianças, podendo diminuir o rendimento escolar.

Muito se tem evoluido no diagnóstico e tratamento da Rinite alérgica, com a evolução dos medicamentos.

Muitas pessoas apresentam a rinite alérgica persistente, que mantêm a inflamação nasal. Os sintomas mais freqüentes são coceira nasal, crises recorrentes de espirros e coriza, levando à obstrução nasal.

Tratamento da Rinite Alégica envolve a adequação ambiental, uso de medicamentos (alguns que podem ser usados por longos períodos), e imunoterapia.

Audição: Quando realizar exames de audição?

Quando há alguma queixa / suspeita, de que a audição não está normal. Neste caso, procurar um Médico OTORRINO, que fará exames clínicos e poderá encaminhar para uma Audiometria, que é um exame simples que quantifica a diminuição ou perda auditiva.

Nas crianças, deve-se ter esta conduta quando o desenvolvimento da fala não corresponde ao esperado para a idade, se estiver apresentando problemas de relacionamento social, se estiver apresentando problemas para respirar bem, e se o rendimento escolar está abaixo do esperado.

Nos adultos, quando se trabalha em ambientes com nível de ruído acima de 80 DB, quando há queixa de zumbidos, e quando há queixas de dificuldade para ouvir.



Contato