Sono

 

Tanto adultos quanto crianças necessitam de uma boa noite de sono. Nos adultos, dormir bem evita complicações como pressão alta, obesidade, sonolência diurna e estresse. Já nas crianças, o ronco e a respiração bucal são sinais de obstrução das vias aéreas. Essa má qualidade de sono nas crianças, pode causar problemas sérios como mau aproveitamento escolar, irritabilidade, agitação e alteração do crescimento da arcada dentária e facial. Uma boa noite de sono é indispensável para a saúde. Dormir mal não é normal, procure tratamento. Devemos dormir bem para viver melhor!

Apneia do sono é uma pausa respiratória de 10 segundos ou mais durante o sono, geralmente finalizada por um despertar, causado por uma defesa do organismo frente a uma queda da oxigenação da hemoglobina. Sintomas: ronco, sonolência excessiva diurna, prejuízo na concentração e memória, alterações do humor como irritabilidade, depressão e ansiedade.
Diagnóstico: deve ser feito por um especialista através de exame físico geral, avaliação da anatomia facial e da faringe (geralmente através da nasofibrolaringoscopia), e o teste de polissonografia, onde o paciente passa uma noite monitorado para avaliação do sono.
Tratamento: deve ser individualizado para cada paciente, incluindo higiene do sono, aparelhos intraorais, CPAP (aparelhos com pressão positiva em via aérea superior), ou cirurgias variadas, dependendo do caso e da gravidade do quadro de cada paciente.

 

Bebidas alcoólicas antes de dormir atrapalham o sono

Pesquisadores canadenses da Universidade de Calgary afirmam que apesar das bebidas alcoólicas contribuírem para a pessoa adormecer, quem bebe antes de dormir desperta muitas vezes durante a noite, acorda mais cedo que o usual e por vezes, não atinge os estágios mais profundos do sono.

O estudo foi feito com 63 alcoólatras em recuperação. Mesmo depois de abstêmios, os viciados não possuem um sono tranqüilo, mais da metade deles têm distúrbios do sono, como insônias, pesadelos e sonilóquios.

Nas pessoas sem vícios, esses índices não passam de 10% a 15% em todas as faixas etárias. Os pesquisadores alertam para que não se leve mais a sério o mito popular de que tomar uma dose de bebida alcoólica antes de se deitar contribui para o sono. Outro alerta é que muitas vezes, as pessoas com insônia, adquirem o hábito de beber antes de dormir e desenvolvem o alcoolismo. O estudo foi publicado na revista científica Alcoholism: Clinical & Experimental Research.

Dra. Bruna Machado

 

 

O Teste da Orelhinha

 

 

É um método de registro das emissões otoacústicas (EOAs), um exame rápido, onde uma sonda (contendo gerador de estímulos sonoros e um microfone) é posicionada na entrada da orelha, no conduto auditivo externo. O estímulo sonoro, percorre a região do ouvido interno, e estando normal, emitirá um “eco” em sentido retrógrado, o qual será captado pelo microfone no conduto auditivo externo.

A melhor indicação de ser feito o exame é nos neonatos ou até os 6 meses de idade, por estarem menos expostos a interferências como infecções da orelha média. Quanto mais precoce for detectada alguma deficiência, maiores são as chances de se conseguir recuperar a audição. A demora no diagnóstico pode acarretar a deficiência no desenvolvimento da fala numa fase extremamente importante, que são os dois primeiros anos de vida, acarretando dificuldades para desenvolver comportamentos adequados para uma integração social.

Quando um bebê é reprovado, faz-se o encaminhamento para um médico especialista em audição (Otorrinolaringologista), para intervenção e terapia.

 

 

Ouvido e Nariz

 

Quando Realizar Exames de Audição?

Quando há alguma queixa ou suspeita de que a audição não está normal, deve-se procurar um médico Otorrino, que fará exames clínicos e poderá encaminhar para uma audiometria, que é um exame simples que quantifica a diminuição ou perda auditiva. Nas crianças, deve-se ter esta conduta quando o desenvolvimento da fala não corresponde ao esperado para a idade, se estiver apresentando problemas de relacionamento social, se estiver apresentando problemas para respirar bem, e se o rendimento escolar estiver abaixo do esperado. Nos adultos, quando se trabalha em ambientes com nível de ruído acima de 80dB, quando há queixa de zumbidos e quando há dificuldade para ouvir.

 

Rinite

Estima-se que a rinite afete um terço da população mundial. Ela não é uma doença grave, mas pode interferir na capacidade funcional tanto de adultos (vida profissional) quanto de crianças, podendo diminuir o rendimento escolar. Muito se tem evoluído no diagnóstico e tratamento da rinite alérgica, com os novos medicamentos. Muitas pessoas apresentam rinite alérgica persistente, que mantêm a inflamação nasal. Os sintomas mais frequentes são coceira nasal e crises recorrentes de espirros e coriza, levando à obstrução nasal. O tratamento da rinite alérgica envolve adequação ambiental, uso de medicamentos (alguns que podem ser usados por longos períodos), e imunoterapia.

 

Agende Sua Consulta